Relatório 08
O dia do desafio. Aos 13 dias do mês de setembro de 2018, foi realizada a quarta visita à escola Onélia Campelo. No dia anterior a este, a professora Socorro nos comunicou que não poderia ficar em sala, pois devido ao projeto literário, a turma que ela estava coordenando, se apresentaria na quinta-feira e ela teria que fazer alguns últimos ajustes (foi daí que o desafio começou; nós teríamos que ficar sozinhos com aquelas doces criaturas). Dessa forma, a fim de os alunos terem alguma atividade para fazer, a professora nos perguntou se poderíamos preparar algo; não hesitamos em responder e dissemos "sim". Perguntamos qual o último assunto que ela havia trabalhado em sala e Socorro nos respondeu que tinha trabalhado três figuras de linguagem (metáfora, comparação e metonímia), denotação e conotação (não houve tempo para trabalharmos com estes assuntos).
Tomamos como base esse assuntos e pedimos uma ajudinha aos nossos coordenadores (Andréa e Luiz Fernando), que nos aconselharam a trabalhar com imagens, charges e músicas, perguntando aos alunos -depois de uma breve e razoável explicação- quais figuras ou qual figura de linguagem eles identificavam nas variadas formas apresentadas. E assim foi feito.
Eu, Jean, Sarah e Sueli, iniciamos a atividade apresentando um conceito bem geral do que seriam as três formas de figura, lembrando que o nosso objetivo naquele dia NÃO era ENSINAR sobre as figuras de linguagem e as diferentes formas que ela aparece, até porque todos nós ainda somos ALUNOS e não possuímos um conhecimento abrangente e aprofundado de todos os ramos da língua portuguesa, entretanto, nossa função naquele dia era fazer uma breve revisão sobre o que os discentes já haviam visto, mostrando um conceito "resumidor" que expressasse de uma forma genérica, a ideia de cada figura, clareando, portanto, um pouco mais a visão de cada aluno a cerca do assunto, para que saibam diferenciar uma figura da outra.
A parte mais difícil foi exatamente clarear a mente de todos, para que eles pudessem fazer uma diferenciação das figuras. Essa clareada foi feita com perguntas constantes, como: todos estão compreendendo? Alguém está com alguma dúvida? E o que eu achei muito bom e interessante foi a sinceridade das respostas: não tô entendendo nada! Explica aquela de novo? E em meio à várias retomadas e exemplos, creio que todos acabaram entendendo, pois ao final de toda a explicação nós fizemos alguns exercícios. Estes consistiram no seguinte:
A parte mais difícil foi exatamente clarear a mente de todos, para que eles pudessem fazer uma diferenciação das figuras. Essa clareada foi feita com perguntas constantes, como: todos estão compreendendo? Alguém está com alguma dúvida? E o que eu achei muito bom e interessante foi a sinceridade das respostas: não tô entendendo nada! Explica aquela de novo? E em meio à várias retomadas e exemplos, creio que todos acabaram entendendo, pois ao final de toda a explicação nós fizemos alguns exercícios. Estes consistiram no seguinte:
- Primeiramente, nós (bolsistas) enumeramos imagens e charges para que eles identificassem qual figura, entre aquelas que já haviam sido estudadas, seria possível listar;
- Posteriormente, colocamos uma música (RAP -eles gostam bastante-) para que desvendassem em algum trecho uma figura de linguagem trabalhada.
O resultado dessas atividades, para a minha alegria, foi muito bom. A grande maioria respondeu corretamente. A cada resposta eu ficava mais empolgado; e é muito gratificante saber que você, na condição de um mero aprendiz, no mínimo do mínimo possível, está fazendo uma garotada deixar de lado a ideia de que a língua portuguesa é chata.
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