Relatório 07

       Aos 12 dias do mês de setembro de 2018, foi realizada mais uma reunião de orientação do PIBID. A pauta, dessa vez, foi focalizada no "letramento", o qual foi muito bem explanado pela professora Andréa, que listou diferentes tipos de aprendizagem de leitura e escrita e seus objetivos. Entre eles estavam: o letramento colonial, letramento dominante, letramento autônomo e letramento ideológico. 

       O primeiro leva em conta a forma de ensino que consiste no "eu sou melhor", "isso que eu trago é melhor" e "você deve aprender dessa maneira", não levando em consideração as experiências e a vivência do sujeito/indivíduo receptor. Pode parecer uma forma antiga de ensino -e de fato é-, mas acontece, infelizmente, em muitas escolas do Brasil. As outras formas de letramento, salvando-se apenas o letramento ideológico, consistem na mera transmissão do conhecimento. 

       É partindo da relação entre o indivíduo e o social, através da manifestação e revelação de quem é o falante -por meio da linguagem- que devemos começar a trabalhar. Mostrando, posteriormente, que o uso da língua/linguagem pode se diferenciar a depender da área onde ela estiver situada.

       Em um segundo momento, só com os alunos supervisionados pela professora Socorro e que estão observando a turma do 8º ano "B", os professores Andréa e Luiz Fernando deram dicas de como procederíamos na quinta feira, tendo em vista o desafio mencionado no relatório anterior. 

Comentários

Postagens mais visitadas