Relatório 03

       Finalmente chegou o dia do primeiro contato com a escola Onélia Campello. Aos 04 dias do mês de setembro de 2018 foi realizada a primeira visita à instituição, creio que ela não decepcionou a nenhum dos bolsistas supervisionados pela professora Maria do Socorro. A apresentação aos alunos dos oitavos anos A e B, foi nossa primeira missão. Falamos um pouco sobre nós e o que esperamos do projeto, mostrando que também somos alunos e estabelecendo uma relação de igualdade entre todos. Logo após a esse momento, perguntamos os seus nomes e um sonho profissional, descobrindo, portanto, a pluralidade de objetivos existentes. É a partir dela que faremos o PIBID caminhar.



       A segunda parte da nossa visita foi motivada, basicamente, pelo conhecimento estrutural da escola e pelo relato das principais dificuldades e qualidades da instituição, feito por Isaías, presidente do grêmio estudantil, e pelo coordenador da instituição o Sr.º Leonardo Viana.





       Junto à dificuldade estrutural, encontra-se a falta de investimento pelo poder público e análogo a esses problemas fomos noticiados pelo presidente do grêmio e pelo coordenador da escola, o Sr.º Leonardo Viana, que a direção passada da instituição estar em falta com o governo estadual, pois ainda não foi fechada a prestação de contas referentes aos recursos públicos utilizados no estabelecimento de ensino nos anos anteriores. Tendo em vista tudo isso, a resolução dos problemas da escola é de difícil efetivação. Infelizmente, cabe aos alunos e professores passar por cima de tudo isso e construir o que mais importa, o conhecimento.

       Faz-se necessário chamar atenção também, para os vários fatores positivos da escola. E estão entre eles (expostos pelo próprio Isaías):

1.      Aulas dinâmicas, (a maioria dos professores são comprometidos com o ensino);
2.      A escola oferta curso de robótica;
3.      Biblioteca de excelente qualidade;
4.      Auditório em boas condições;
5.    Projetos de leitura (consiste na leitura de um livro e interpretação deste, pelos alunos, em forma de música ou peça);
6.      Palestras de conscientização






       Onélia Campello ainda oferta, como ambiente de lazer, além de ser um lugar propício para realização das aulas de educação física, um ginásio poliesportivo e garante aos alunos materiais esportivos de futsal, voleibol e handebol.



       É partindo dessas dificuldades e qualidades; e ainda, da personalidade particular de cada aluno, que o PIBID proporcionará a nós, bolsistas, um ambiente característico e uma realidade muito presente da maioria das instituições do país, para exercitarmos as funções docentes.  


Comentários

Postagens mais visitadas