Diagnóstico Etnográfico
Neste diagnóstico estarão os dados coletados, de uma forma contextualizada, na Escola Estadual Onélia Campelo, numa pesquisa feita acerca de assuntos pertinentes à infraestrutura, ao relacionamento interpessoal entre alunos, professores e todo o corpo administrativo e às metodologias de ensino da instituição.
Primeira parte da pesquisa:
Lembro-vos que essa parte inicial tem como base relatos dos próprios alunos, portanto, tudo que eu colocar aqui, é baseado no que eles disseram.
- INFRAESTRUTURA
Em uma conversa minha com eles, iniciei pedindo que listassem e fizessem uma diferenciação dos espaços físicos da escola que mais os agradavam/agradam daqueles que os deixavam/deixam desestimulados a aprender. Entre as partes que os alunos mais gostam estão: a quadra, os pátios, a cantina e a biblioteca, são partes com a estrutura menos degradada e que potencializam a vontade de estudar. Quando o assunto foi a parte que eles detestam, surgiu o coro: "banheiros", pois estes não têm manutenção nenhuma, são jogados a mercê da sujeira e da bagunça; é possível ver sanitários sem caixa de descarga, falta de portas, falta de papel higiênico etc. Eles reclamaram da falta de água para banho após atividades na matéria de educação física; e abrindo um parenteses, eles disseram que gente que nem é da escola e mora por perto, participam dessas atividades. O bebedouro não tem manutenção nenhuma, a própria sala de aula é um ambiente sufocador e deteriorado, o que causa uma contradição, pois esse espaço do saber deveria oferecer conforto para discentes e docentes, entretanto, alguns alunos é que praticam atos de vandalismo e se auto-prejudicam.
Ainda dentro do caráter infraestrutural, os alunos relataram que as câmeras só servem de enfeite com base nisso, eu fiz a seguinte pergunta: Houve algum acontecimento o qual as câmeras, se estivessem funcionando, ajudariam a descobrir? Eles disseram: sim! brigas, furtos, invasões. Pode até parecer simples, mas Onélia Campelo carece de segurança; o próprio vigia, segundo os alunos, só serve de porteiro.
Mudando de assunto, eu perguntei quais espaços que não existem na escola que eles gostariam que existissem, baseando-se claro, em coisas possíveis dentro daquela realidade, e eles responderam: armário para depositarmos as bolsas e os materiais de estudo, ventiladores nas salas, livros atualizados na biblioteca e um horário fixo de abertura dessa biblioteca, pois segundo eles não é toda semana que ela estar disponível.
Os alunos foram bem específicos quando falaram que a matéria de geografia fica, praticamente o ano todo, sem professor e os discentes são prejudicados porque ficam sem nota. Outra questão que eles cobraram foram aulas criativas, algo que a nossa supervisora demora a fazer. "o bom seria que usassem o auditório." A escola possui internet, mas não fornece a senha aos alunos.
Segunda parte da pesquisa:
Esta segunda parte toma como base relatos feitos a nós, bolsistas supervisionados pela professora Maria do Socorro, pelo coordenador pedagógico da instituição, o Srº. Leonardo Viana, o qual foi solícito em nos atender.
Ainda dentro do caráter infraestrutural, os alunos relataram que as câmeras só servem de enfeite com base nisso, eu fiz a seguinte pergunta: Houve algum acontecimento o qual as câmeras, se estivessem funcionando, ajudariam a descobrir? Eles disseram: sim! brigas, furtos, invasões. Pode até parecer simples, mas Onélia Campelo carece de segurança; o próprio vigia, segundo os alunos, só serve de porteiro.
Mudando de assunto, eu perguntei quais espaços que não existem na escola que eles gostariam que existissem, baseando-se claro, em coisas possíveis dentro daquela realidade, e eles responderam: armário para depositarmos as bolsas e os materiais de estudo, ventiladores nas salas, livros atualizados na biblioteca e um horário fixo de abertura dessa biblioteca, pois segundo eles não é toda semana que ela estar disponível.
- ATIVIDADES EXTRACLASSE
- RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Os alunos foram bem específicos quando falaram que a matéria de geografia fica, praticamente o ano todo, sem professor e os discentes são prejudicados porque ficam sem nota. Outra questão que eles cobraram foram aulas criativas, algo que a nossa supervisora demora a fazer. "o bom seria que usassem o auditório." A escola possui internet, mas não fornece a senha aos alunos.
Segunda parte da pesquisa:
Esta segunda parte toma como base relatos feitos a nós, bolsistas supervisionados pela professora Maria do Socorro, pelo coordenador pedagógico da instituição, o Srº. Leonardo Viana, o qual foi solícito em nos atender.
- INFRAESTRUTURA
Falando, primeiramente, do espaço fornecido para o desenvolvimento da aprendizagem, podemos listar que a Escola Estadual Onélia Campelo consta de 15 salas de aula, laboratórios de ciências e informática (1 de cada), 1 sala de recursos especiais (professores auxiliam alunos com problemas de deficiência) além de 2 pátios (coberto e descoberto) para recreação e atividades diversas, 1 biblioteca, 1 refeitório, 1 mini auditório, 10 banheiros, 1 quadra poliesportiva, 1 sala dos professores, 1 sala da coordenação e 2 salas da direção. Dentre as 15 salas de aula listadas, posso dizer que todas precisam de manutenção. A quantidade de fatores negativos são muitos: falta de ventiladores, pintura, problemas elétricos, quadros desgastados, problemas na organização das cadeiras e carteiras (alguns alunos saem de sala em sala torcendo para encontrar alguma cadeira sobrando); todos esses fatores dificultam o ensino-aprendizagem. O laboratório de informática, aparentemente, estar em boas condições, mas segundo o professor da matéria o espaço dispõe de poucos computadores e estes só funcionam "quando querem", o ambiente também é utilizado na realização do curso de robótica, entretanto as aulas de robótica estão sendo prejudicadas justamente pelos problemas dos PC's. O laboratório de ciências estar em boas condições de uso e disponível a qualquer momento. A biblioteca possui um acervo de textos de diversificados gêneros, como: revistas, romances clássicos da literatura brasileira, livros didáticos, entretanto ela não possui bibliotecário, ficando por conta dos professores afastados da sala de aula o cuidado com a biblioteca e funcionamento dela. O refeitório disponibiliza merenda todos os dias, variando entre sanduíches, sopas, bolacha com suco etc. Com exceção dos 4 banheiros dos funcionário, os banheiros que atendem aos alunos e visitantes são um descaso, tudo falta: caixa de descarga, portas, higienização, tampas e assentos nos sanitários etc. A quadra oferece um bom espaço, o único defeito são as pingueiras em época de chuva. As salas do corpo docente e administrativo possuem materiais de trabalho à disposição e são equipadas de ventiladores, mesa de reunião, armários e computadores.
- PESSOAL
Quanto ao organograma da escola, possuo os seguintes dados: a escola dispõe de 2 diretores, 1 coordenador articulador (é quem faz a ligação entre a escola e a secretaria estadual de educação), 1 coordenador pedagógico e dois auxiliares dele estes são distribuídos nos 3 turnos do dia e 1 coordenador da sala de recursos. Onélia Campelo consta ainda de 56 professores, aproximadamente 1500 alunos, 7 funcionários de serviços gerais, 8 merendeiras, 4 porteiros e não possui segurança.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E ATIVIDADES EXTRACLASSE
Segundo Leonardo, o PPP estar antigo e necessita de mudanças. Além desses fatores o programa é complexo e torna o trabalho com ele impossível. O PPP deveria servir de base na formação educacional, mas segundo o coordenador nele só há resultados/diagnósticos e esses resultados não são transformados em novas práticas metodológicas de ensino. A reforma no PPP acarretaria novas práticas por meio dessas 3 teorias: o materialismo histórico dialético, de Karl Marx; a teoria do objeto proximal, de Vygotsky, e tratar do aspecto sócio cultural dos conteúdos, abordado por Libâneo. Além disso, Leonardo lança, a partir dessas teorias, alguns objetivos para melhor atingir o aluno e humanizar as disciplinas, são elas: a formação continuada, a discussão dessas ideias e a efetivação delas. Quando essas metodologias não são aplicadas acontece algo gravíssimo, a evasão escolar. Alguns fatores sociais contribuem na tal evasão; alunos necessitam trabalhar cedo para ajudar na condição da própria casa. Quanto às atividades extraclasse foi dito que a escola realiza eventos, como: o projeto de leitura, a feira do Conhecimento, palestras de conscientização e os Jogos Internos/Gincana. Tem também o dia da família na escola, onde os pais e/ou responsáveis vão para saber do andamento dos filhos. A relação dos coordenadores com os alunos é sempre aberta ao diálogo e segundo Leonardo, eles sempre são ouvidos, pois representam a parte fraca frente às acusações feitas pelos professores aos membros da direção.
- MODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE INDISCIPLINA
Quando acontece algum problema de indisciplina, como o bullying, os pais dos envolvidos são chamados e é resolvido o problema. Entretanto, Leonardo relatou que esses acontecimentos, felizmente, diminuíram muito.
- RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Quando perguntado sobre a relação dos professores com o corpo administrativo, o coordenador nos revelou que ela é excelente. Qualquer prolema é resolvido na base do diálogo; sejam problemas com os professores e/ou direção, ou com os próprios alunos.
Pátio externo
Biblioteca
Auditório
Problemas elétricos
Pichação de uma sigla de um grupo de facção criminosa
Ginásio poliesportivo
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