Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC)
O PIBID, além de nos propiciar alternativas para a quebra de um ensino engessado e mecanizado por meio de experiências iniciais no âmbito docente, abre portas também para diversas atividades extraescolares que são de extrema importância no papel da formação do professor. Entre elas podemos encontrar o congresso.
Pois bem, por meio do nosso programa, eu e mais sete colegas bolsistas tivemos uma excelente oportunidade de participar de um evento de porte nacional, o ENALIC, que aconteceu na universidade estadual do Ceará-Fortaleza do dia 05 ao dia 10 de dezembro.
Partindo de uma análise mais generalizada, eu creio que o encontro foi muito gratificante para todos nós e abriu as portas para que professores e bolsistas, participantes do PIBID ou de programas análogos a esse, trocassem experiências, dúvidas, relatos de problemas, enfim.
Uma das apresentações da roda de conversa na qual participamos, me chamou atenção, pois dialogou muito bem com a proposta que estamos trabalhando, baseada na etnografia e no letramento ideológico. Foi a apresentação de um professor do ensino fundamental, cujo trabalho consistia em mostrar como a contribuição de jogos educativos virtuais é importante no processo de letramento dos alunos. Além de levar em consideração qual o objeto que os alunos mais se interessava, ele entendeu como aquilo poderia contribuir na educação dos jovens.
Espero que no decorrer dos anos no PIBID as oportunidades de participar de eventos como esse não deixem de aparecer.
Comentários
Postar um comentário